O xeque-mate da proposta de valor e diferenciação.

Falar de sua marca pessoal parece simples, não é? Mas eupergunto: Como você apresenta sua proposta de valor e como os seus principais diferenciais competitivos são percebidos?

Em um mercado de intensa competitividade, onde todos se vendem a todo momento, precisamos comunicar de forma assertiva a nossa proposta de valor e deixar claro o que nos diferencia dos concorrentes.

Pense em um jogo de xadrez: cadaplayertem direito a 16 peças e, em uma partida, existem cerca de 170 quatrilhões de possibilidades de jogadas. Então, em um mundo com mais de 7.6 bilhões de pessoaso que te faz acreditar que é preciso ser igual a algo ou a alguém?

Imagineagora a quantidade de possibilidades existentes em cada mente criativa deste mundo; e como isso implica diretamente em sua capacidade de detectar uma estrutura-chave” para tornar-se referência em sua área de atuação.

Philip Kotler, o pai do marketing, cita de forma contundente a necessidade de evitar a armadilha do “commodity”. Devemos partir da premissa de que é possível diferenciar-se em tudo; avaliando as diversas formas disponíveisdentro da sua personalidade e essência para construção de uma proposta de valor irresistível.

Você está se perguntando neste momento: “O que é uma proposta de valor irresistível?”. Bom, mantenha-se atento e saberá como elaborar a sua.

Existem mais maneiras para criar uma proposta de valor, entre elas, basta responder três questionamentos: 1. Qual o problema estou disposto a resolver para o cliente ? 2. Que necessidade preciso satisfazer? 3.Qual o conjunto de serviços irei oferecer para o cliente?

Vale a pena lembrar que a proposta de valor é entendida pelo cliente, mas transmitida por você, seja através da segurança técnica, comunicação, forma como se relaciona, velocidade, preço e diversas outras formas de diferenciação.

Ao criar uma proposta de valor, é importanteter, antes de tudo, um propósito definido. As perguntinhas básicas que o pensador Aristóteles cita: “Quem sou eu? Quem quero ser? E o que fazer para ser quem seu gostaria de ser?”. O propósito é o combustível para o seu trabalho.

É importante também que haja alinhamento ou uma sintonia com o que meu público se interessa e aquilo que pretendo oferecer.

Ao definir uma proposta de valor; ou seja, a razão pela qual o cliente deve contratar o seu trabalho em vez decontratar outra pessoa, é indispensávelcompreender a ideia deSilmonSinek, o criador do conceito chamado Círculo Dourado. A ideiatraz uma jogada especial para nos apropriarmos de uma proposta de valor imbatível: questionar o que, como e porquê. Nestes três questionamentos, o mais crucial se dá no “porquê”.

Podemos esclarecer esta ideia conceitual de forma mais simples fazendo uma analogia com o título do livro de Mário Sérgio Cortella, que faz praticamente a mesma indagação: Por que fazemos o que fazemos?

É no contato com o cliente que temos a oportunidade única de mostrar o nosso diferencial- um retorno ao xadrez, o nosso xeque-mate. Neste momento podemos usar a definição do livro da hora de verdade ¨, de Jan Carlzon.

É preciso proporcionar, durante todo tempo, consciência ao que pretendem e dizem ser, com o intuito de atingirem reconhecimento, respeito e a admiração de outras pessoas, enfim, de construírem a imagem número um do mercado, como apresenta Francisco Alberto no Grande livro do Marketing.

Devemos salientar a importância de conhecer os pontos fortes e fracos antes mesmo de lançarmos a proposta de valor e diferenciação.  Através de uma análise de SWOTserá possível conhecer as suas forças e fraquezas, o que também facilitará o desenvolvimento do seu diferencial competitivo. Só assim teremos acesso ao que os outros percebem em nós, e a partir daí, poderemos potencializar nossas habilidades e minimizar as fragilidades. Para isso, é necessário estar disposto a receber os feedbacks, sejam eles de nosso agrado ou não.

Hal Elrod, em seu livro “Milagre da Manhã”, apresenta uma estratégia interessante para recolhermos percepções e informações sobre nós. Um simples envio de e-mail solicitando um feedback pessoal e profissional às pessoas próximas ao seu círculo de vida e de trabalho, ou até mesmo uma pesquisa com os questionamentos que considere importantes para o desenvolvimento do seu negócio, podem funcionar bem. Aposte, ainda, em uma conversa aberta com pessoas que são referências em sua vida e que trarão verdadeiramente as informações impreteríveis.

É sinequa non validarmos a compreensão de nossa essência, cabendo a cada um destinar com atenção os diferenciais competitivos, para que, então, tudo possa ser reverberado para o mercado.

A construção de uma tônica eficiente e embasada na visão sistêmica que cada indivíduo possui de si e do mundo é aestratégia para adentrar no universo da autenticidade. Apostar nesse caminho consistentemente resultará em exclusividade e diferenciação.

Na verdade o valor é dado por quem compra, diz o especialista em estratégia de marcas,Arthur Blender. Ele afirma que essa é a máxima sagrada em marcas, válida também para o mundo profissional. Somos nós quem definimos preço dos nossos serviços, mas é o mercado quem determina o valor. De nada adiantaria dominar meu trabalho com excelência, se não tenho valor de mercado.

Portanto, atente-se: a sua rede de contato é um viés a mais que facilitará a criação de valor para sua marca pessoal. É preciso estar perto da maior quantidade e profissionais que tenham interesse naquilo que você oferece.Quanto maior e mais qualificada for essa sua rede de interação, maior e melhor será o preço que você poderá cobrar; afinal, seu valor percebido estará em outro nível.

Isto faz perceber que tudo que está em sua vida, seja pessoal ou profissional, traz valor direto para sua marca, como também aponta Arthur Blender.

Os lugares que vamos, as músicas que ouvimos, a academia ondetreinamos, tudo ao nosso redor gera valor à nossa imagem; e esta é percebida pelo público. Todos com quem nos conectamos têm algo para falar sobre nós. Em tudo o que fizermos, cabe o levantamento de uma pergunta poderosa: “O que estou fazendo agora faz meu valor crescer ou diminuir?”.

É claro que não iremos viver uma vida robótica. Porém é relevante a atuação de nossas atividades dentro da base chamada congruência. Não podemos comunicar um diferencial se não o possuímos, pois isto gerará frustação para o cliente.

Valide-se daquilo que de fato é valor real em você. O over delivery, o entregar a mais do que se promete, será a jogada de mestre para fortalecer sua proposta de valor e diferenciação.

Não tenha medo de encarar o desafio de posicionar a proposta de valor que há em seu projeto. Cada ser é único e, com toda certeza, há algo que só você tem e ninguém mais. Conquiste seu público pela sua relevância, pela emoção da sua trajetória, pela sua honestidade, pela harmonia do conjunto onde se insere. Transmita, diariamente, a preocupação em atender às expectativas do público; agindo empaticamente, com ética, autenticidade, superando seus concorrentes em todos estes pontos, transcendendo-os  com dedicação e compromisso árduo.

Há um processo elementar na elaboração da proposta de valor e diferenciação. Primeiro você tem que comprar este valor e diferencial, acreditando piamente em sua forma de atuação e que será capaz de levar muitos ganhos e resultados para o seu target. Se acredita, será bem mais persuasiva a sua comunicação para o mercado.

Napoleon Hill diz uma frase que vai nos ajudar muito: dote-se da convicção de que conseguirá infalivelmente. Tal crença de que é capaz de agregar valor à sua própria marca, podendo ser o diferencial ímpar para o seu posicionamento de valor, uma vez que este, inevitavelmente, interfere na formatação de preço.

Contudo,não deixe de aplicar okaizen: a sabedoria milenar que exige o aperfeiçoamento diário da sua versão; e que tem como significado uma mudança para melhor. Viva o mantra de que pode ser melhor a cada amanhecer. Aproveite o máximo de si, explore seus valores, fortaleça seus diferenciais e finalize com uma grande jogada de mestre.

Seja a maior peça do jogo de xadrez.

Palavras-chaves:

Proposta, valor, diferenciação, posicionamento, diferencial, propósito

O conteudo é relevante? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Categorias

Nossa Fanpage

Assine o nosso Newsletter

OBRIGADA!

Sua mensagem foi enviada com sucesso!